domingo, 12 de dezembro de 2010

Quadrificando #1 - O grito, Edvard Munch

Olá leitores! Tive uma idéia que me agradou muito hoje: montar um espaço no blog onde eu poderia postar os quadros que gosto ou não, falar um pouco sobre eles e, quem sabe, sobre seus pintores. Numa primeira tentativa, trarei ao Aventuras e papel e tinta o famoso quadro O grito, de Edvard Munch.

O grito é um quadro famoso e um dos representantes do movimento expressionista ( como diz o nome, a importância é dada à expressão do pintor, e não à realidade). Rejeitado por críticos no início,  O grito caiu no gosto popular e chegou a fazer parte das manchetes de jornais. O quadro fora pintado quatro vezes por Munch, com o intuito de substituir os exemplares vendidos. O primeiro quadro impressionara pela primeira vez a todos os que o viram no ano de 1893.
O grito - Edvard Munch
A falta de cabelos do personagem visa a representação de sua pouca saúde, e as cores usadas passam uma imagem de angústia e dor - mas com essa expressão no rosto, nem precisava de cores depressivas não é gente?!
As formas irregulares do quadro são uma extensão do grito da figura humana em destaque. Essas formas representam o abalo causado nelas após o grito - com exceção das duas figuras humanas encontradas mais atrás daquele que grita, e a ponte, que representa algo 'concreto'.
Essas mudanças causadas no ambiente demonstram que, para quem sente alguma dor, neste caso, mental, a paisagem também se transforma em algo doloroso - ou seja, assim como no Romantismo da literatura, a Natureza é cúmplice do personagem, e retrata o sentimento deste.
As obras foram roubadas diversas vezes, e hoje, três delas fazem parte dos acervos de dois museus de arte e uma é declarada como propriedade privada.

Gostaram? Eu adoro esse quadro, e apesar do "rótulo" de quadro expressionista, acredito que haja nele muito da realidade.
Beijos *_*




Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa, que legal esse novo espaço no blog dedicado aos quadros.
Tbm gosto muito desse quadro, e adorei sua explicação sobre ele.
Beijos!

NikaSanc disse...

Obrigada Lu!
Basicamente escrevi tudo o que me lembrava sobre a aula de História da Arte em relação ao Expressionismo, esse foi O quadro. hahaha
Meu professor baseou nele a explicação da aula, e eu adorei!
Beijos *_*

lynn disse...

Aaah Nika, eu adorei a idéia *O* Sabe, eu tbm adoooro quadros :D Acho que eles expressão e ao mesmo tempo ocultam tantas coisas *-*
Amei o post \o/

xoxo -Maggie

NikaSanc disse...

Verdade! Acho que a técnica do claro e escuro está em todo e qualquer quadro - o claro é aquilo que você vê, e o escuro aquilo que você sabe.
Obrigada Maggie *_*

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML