segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Quadrificando #2 - Noite Estrelada - Vincent van Gogh

Olá! Assim como na primeira edição do Quadrificando, trago a vocês um quadro que muito me agrada, além de alguns breves comentários sobre a vida de seu autor. Let's go!

Atualmente no Museu de Arte Moderna de Nova York, Noite Estrelada é um dos quadros pertencentes ao acervo de obras de arte do renomado holandês pós-impressionista Vincent van Gogh. Diferente da maioria de suas obras, o quadro fora pintado por meio da memória do artista, o que pode ser uma "desculpa" para o forte impacto causado por ela no espectador, já que van Gogh tinha por hábito embebedar-se com absinto - além, é claro, de sua doença, que na época fora diagnosticada como perturbação epilética, além de outras como esquizofrenia, transtorno bipolar do humor e xantopsia (o enfermo vê todas as coisas na cor amarela).

Noite Estrelada - Vincent van Gogh
1889

Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, Vincent Willem van Gogh teve uma vida marcada por fracassos, já que, para os padrões de sua época, ele falhara. Sem família e com problemas mentais, o homem de trinta e sete anos suicidou-se, deixando para trás muitas obras e uma história fabulosa e depressiva, simultâneamente. 
Auto retrato de van Gogh.

Eu adoro os quadros dele, e acho sua história de vida fascinante, apesar de toda a agonia que ela demonstra. Vincent é um dos pintores que mais gosto, pois ele conseguiu retratar seus "devaneios" de forma brilhante, e por mais que as paisagens e as cores pareçam irreais, sempre há uma verdade em seus traços.
Que acharam? Beijos *_* 



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML