domingo, 13 de março de 2011

Resenha: Wake: despertar - Lisa McMann

"O livro de Matemática de Janie Hannagan escorrega de seus dedos. Ela agarra a borda da mesa na biblioteca da escola. Tudo fica escuro e silencioso. Suspira e descansa a cabeça sobre a mesa. Tentou escapar dessa, mas sua tentativa foi um fracasso deprimente. Ela está muito cansada hoje. Com muita fome. Realmente não tem tempo para isso.
E então.


Está sentada nas arquibancadas no estádio de futebol, piscando os olhos debaixo das luzes, calada em meio aos gritos da multidão.
Olha de relance ara as pessoas sentadas a seu redor nas arquibancadas - colegas de classe, pais - tentando localizar o sonhador. Ela consegue dizer que este sonhador está com medo, mas onde está ele? Em seguida, lança um olhar ao campo de futebol. Encontra-o. Revira os olhos.
É Luke Drake. Sem sombra de dúvida. Afinal, ele é o único jogador nu no campo para o jogo de homecoming."
Páginas 9 e 10.


Aos dezessete anos, Janie já está acostumada à sua rotina: para poder sobreviver, ela é obrigada a dividir o tempo dos estudos com um emprego - já que sua mãe passa os dias embriagada e/ou dormindo -. É ela quem compra a comida, as roupas, cuida da casa, e ainda tem notas exemplares no colégio. A presença da mãe é tão constante que ela sente como se morasse sozinha.


Quando tinha onze anos, uma nova família mudou-se para a casa ao lado da de Janie, e ela logo fez amizade com a filha do casal, cujo nome é Carrie; elas mantém a amizade desde aquela época. Moradora de uma parte pobre da cidade, Janie sofre preconceitos na escola, e Carrie apenas não é alvo dos mesmos comentários por ter amizade com uma garota rica - garota essa que odeia Janie.

Janie sente-se mal com seu 'dom'. Ela não consegue se livrar das indesejáveis visões, e, toda vez que ela é sugada para o sonho de alguém, o sonhador precisa da ajuda dela. A pior parte disso é que ela nunca consegue fazer algo, pois o som não sai de sua boca, e seus movimentos são sempre vãos. Ela é apenas uma espectadora nos sonhos. Mas um dia isso muda. Entre facas e chamas, surge um rosto conhecido no pesadelo: o dela!


Problemas vêm e vão, e Janie continua obstinada a conseguir juntar dinheiro para entrar na faculdade. Cabel declara-se para Janie, depois de muito lutar com sua timidez, e eles começam um relacionamento. Pela primeira vez, a garota conta a alguém sobre suas entradas nos sonhos alheios.


Mentiras, sumiços e suspeitas caem por sobre Janie, fazendo-a se afastar do garoto. Até que um crime surge a história, fazendo com que leitor não pare de ler o livro enquanto ele não acabar!


Bem pessoal, bati meu record com Wake - eu o li em 5 horas! Adorei o livro, a linguagem é fácil e direta; a personagem é muito mais real do que as protagonistas a que estamos acostumados. Não, ela não passa seus dias ao redor do namorado, sofrendo e fazendo de tudo por ele; não, ela não é totalmente sem graça, do tipo que lamenta todo e qualquer acontecimento; e não, ela não é fútil. Enfim, Janie se tornou uma das minhas protagonistas favoritas! Recomendo o livro a todos!


Beijos, NikaSanc.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

6 comentários:

Salomé Fernandes disse...

Como vc falou Jane é uma das minhas personagens preferidas tbm..
Gosto muito dessa série e recomendo p todos!
Beijos;*

http://deliriosdesalome.blogspot.com/

F&R disse...

Adorei a resenha!!!

Quero ler!!!

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Izabelly disse...

Essa série é bem legal, eu gostei, mas tenho q dizer que pra mim o primeiro livro foi o pior, os outros são mil vezes melhores, tanto em história, como em escrita, se vc gostou desse, vai gostar mt mais dos outros!

Bjao
Iza
TRês estrelinhas

Renata Holanda disse...

Fiquei bestificada em teres lido em apenas 5 horas, caramba.
As visões da menina e seu esforço aproximam de uma situação mais real.
Amei sua resenha, achei um charme, e a luta para vencer na vida, me despertou para ler este livro.
Bjs
Renata

Bunny disse...

Oi!!
Deixei um meme literário para vc!
COnfere no meu blog: http://circodapulga.blogspot.com

Beijos

Mi disse...

Esse é um livro que definitivamente eu quero ler, rs.
5 HORAS???? Você só me deixou mais curiosa ainda! uahsuhasuha

:*** irmã flor e diva!

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML