domingo, 16 de outubro de 2011

[Resenha, Estante Nacional, Dimensão] A Rosa que Gira a Roda, por Flávia Savary - ilustrações por Rosinha

" - (...) Mas o tempo, Mainha, não empurra as coisas pro fim?
    - O tempo passa, é fato, o que pode ser bom ou ruim. Tempo é o maior desafio do homem: alavanca que acelera descobertas ou pausa de carinho que suspende o tempo, num suspiro (...)."
Página 58

      Com maestria, a autora nos traz um enredo que, além de divertido, tem ares de "papo cabeça". Diferente dos demais livros do gênero, A Rosa que Gira a Roda - que pode ser interpretado teatralmente - envolve, de maneira leve, pequenas críticas sociais.

     As reclamações exageradas do povo de Vila Aurora os transformam em pedras, e só Rosa, a protagonista que sonha e canta e sorri, pode girar a roda que fará o povo se mover outra vez: a roda da vida.

     Como, porém, nem tudo é tão fácil quanto parece - e, para ela, nem parecia -, a garota se vê sozinha em uma empreitada que se mostra maior do que o que ela é capaz de resolver.

   ~> Meus comentários: mesclando a linguagem tipicamente mineira - apesar de a autora ser carioca - a toques de genialidade, Flávia Savary apresenta uma história que, de maneira simples, insere pequenas sugestões de "como é que o mundo funciona". Ao trazer o problema, traz também a solução, sugerindo "como é que o mundo deveria funcionar". As ilustrações, coloridas e repletas de flores, animam ainda mais o livro. A leitura não é apenas recomendada, deveria ser obrigatória nas escolas!
      Beijos, NikaSanc.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

4 comentários:

Nine Stecanella disse...

Oi Nika!

Interessante o livro. Principalmente porque a autora apresenta um problema e sugere uma mudança, o ideal, como você destacou na resenha. Faz muito tempo que não leio nada com ilustrações. Sempre é bom um livro assim pra quebrar a rotina!

~.~
Beijo!
http://janinestecanella.blogspot.com/

Unknown disse...

Oi!!!
Nossa ja faz um tempinho que a gente não se fala. Parabéns pelo blog, ele esta cada vez melhor!!!!!
mas vim aqui pois estou indicando seu blog para um meme e um selinho!!!! se vc quiser, dáh uma passadinha lá no meu blog!!! http://meuslivrosparasempre.blogspot.com/

Renata Holanda disse...

Nika,
Amei este livro, deve ser muito fofo, a ilustradora é Rosinha, Pernambucana, e a Flavia Savary tem inúmeros livros escritos.

Amei,
Está tudo fofo!!
Renata
TecerGirassois

Leitura entre amigas disse...

Um ótimo livro com certeza, e com bastante ensinamentos pelo o que eu li! :)
Primeira vez que visito o seu blog ^^
Te faço um convite para visitar o nosso o Leitura entre amigas.
Beijos

Elidiane - Leitura entre amigas

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML