domingo, 29 de janeiro de 2012

[Resenha, Novo Conceito] Julieta Imortal, por Stacey Jay

   Olá, gente que me lê!

   Que tal a resenha de um dos mais recentes livros lançados pela Editora Novo Conceito, Julieta Imortal? Ganhei esse livro da minha amiga Nadja Nobre (quem acompanha o blog, sabe que ela participa desta bagaça de vez em quando. Quem se lembra do "Músico da Vez da cantora Regina Spektor? Foi a Nadja quem me ajudou a fazer *-* ). Muito obrigada, amiga! Você me proporcionou uma ótima leitura!

   Pois bem, quem é que nunca ouviu falar de Romeu e Julieta? Acredito que seja impossível. Tem até um doce com esse nome! Impossível não conhecer. Mas e se, de um dia para o outro, aquela história toda lindinha que habita sua memória fosse rasgada em pedacinhos, pisoteada e jogada fora? Para os indiferentes de plantão, é claro que não significaria nada, mas para uma "chacrete" da história como eu, a adaptação a esse novo rumo não foi nada fácil. Era como se Stacey Jay fosse uma assassina de histórias, e eu estivesse assistindo as ações da criminosa de forma atônita, inconformada, mas atônita. Vi minha história predileta ser trucidada e não pude mover mais que os olhos contra isso.

   O livro começa com todo o romantismo devido aos personagens num momento de maior intimidade e, quase que instantaneamente, o leitor é arrancado dali para vivenciar os fatos atuais. Julieta, com cerca de setecentos anos de sobrevida, é uma Embaixadora da Luz - uma espécie de alma que está situada entre cupidos e poodles, pois têm de proteger o amor existente entre determinadas almas gêmeas (e proteger também significa atacar). Eu poderia ter citado um doberman, mas nessa última encarnação Julieta está fraca demais para atacar tão bem quanto poderia (só lendo entenderão, hahaha) - encarregada de cumprir sua missão usando o corpo da jovem Ariel, uma menina que tem problemas demais para não ser A Esquisita.

   Do lado oposto de Julieta, está Romeu. Ele agora é um Mercenário, e sua função é convencer uma das almas gêmeas a tirar a vida da outra em troca da imortalidade. Uma das diferenças mais marcantes entre Mercenários e Embaixadores é o tipo de corpo que sustenta suas estadias na Terra. Enquanto os Embaixadores usam corpos de pessoas vivas (o que me lembrou muito de A Hospedeira), os Mercenários têm de escolher corpos de pessoas mortas para se abrigarem. A partir desse momento, comecei a me habituar com a história, e o que antes me fazia ficar indignada, passou a ser aceito como uma nova história que merecia minha atenção. Deixei de me zangar com Stacey Jay e passei a ser cúmplice do crime dela. Acho que mais difícil do que ter sua história predileta destruída, é ter de admitir que a nova versão te agradou.

   Ariel está no ensino médio e tem uma habilidade incrível com a arte de pintar, mas tem muitos problemas com os outros alunos, com a mãe e com ela mesma. Um acidente que a envolveu quando criança deixou marcas no rosto dela, e a mãe insiste que ela deve usar maquiagem, por que, se alguém vir as cicatrizes no rosto da garota, ela será motivo de piadas e sofrerá. Parece uma preocupação de certa forma aceitável para uma mãe, não fosse a frieza com que a mãe trata a filha. Em determinados momentos, elas são retratadas como verdadeiras inimigas, e não integrantes de uma família. Consertar essa relação também é uma das tarefas de Julieta, que tenta melhorar a convivência com a mãe de Ariel para que, quando esta retomasse o poder sobre seu próprio corpo, as coisas fossem diferentes.

   E é tentando melhorar a vida de Ariel que Julieta se vê na necessidade de retomar a amizade existente entre a garota e Gema, uma menina rica e egoísta que trata Ariel como se fosse um cãozinho sem dono. No livro, Julieta - que é a narradora - diz que há alguma amizade entre elas, mas eu não consigo imaginar algo de bom vindo de Gema. Em tese, o vilão da história é Romeu, mas Gema me parece mais perigosa. Basta que ela não seja obedecida.

   Após o primeiro ataque de Romeu a Julieta nessa encarnação, ela percebe que tem menos forças do que era de costume, e é obrigada a fugir do inimigo. Correndo pela estrada, ela pede carona e um rapaz se oferece para ajudá-la. Ben insiste que ela deveria ir ao hospital, mas ela só precisa fugir, e é isso que os dois fazem, deixando para trás um Romeu furioso.

   Logo nesse encontro, os dois demonstram ter afinidade um com o outro e descobrem que estudam na mesma escola - isto é, Ariel e Ben estudam na mesma escola - e que logo se verão novamente. E quem aparece novamente para azedar minha leitura? Gema. A garota mantinha uma espécie de amizade não muito colorida com Ben, e, como se isso não fosse suficiente para entristecer Julieta, ela vê a aura dos dois e percebe que aquele é o casal de almas gêmeas que ela deve proteger. Mas o que fazer quando Julieta se interessa pela alma gêmea de outra pessoa? E Romeu, que diz que, apesar de ser um Mercenário, ainda a ama. O que ele fará? E Gema, que só não é mais egoísta por falta de espaço, vai mesmo conseguir se manter apaixonada, ou será gananciosa o suficiente para transformar-se em Mercenária, matando Ben? Essas perguntas, meu leitor, você só responderá lendo o livro.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

4 comentários:

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Nika! Estou ansiosa para ler Julieta Imortal! Na verdade, é o próximo livro da lista. Beijos!

Mi disse...

Esse livro é bipolar! hahahaha
As opiniões são sempre tão diferentes...
Espero ler em breve pra ver o que eu vou achar!


:*
Mi
Inteiramente Diva

Unknown disse...

Nossa... fazia tanto tempo que eu não aparecia no seu blog!!! vc foi a minha primeira parceira, nem deve se lembrar. Seu blog mudou muuuuuito!!! vc ainda faz vídeos??
passa lá no meu blog, ele tbm mudou bastante, mais vai nos blogs parceiros pra vc ver hihihi seu banner táh lá!!! bjs e parabés pelas mudanças!!
meuslivrosparasempre.blogspot.com

Unknown disse...

Alem da capa, a história parece ser realmente bonita, já vi vários comentários positivos do livro. Eu ainda tenho que comprá-lo!!! Bjsss e Muuuuito sucesso com o seu blog :) Leonardo...

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML