sábado, 9 de junho de 2012

[Resenha, Novo Conceito] Branca de Neve e o Caçador

   Olá, leitores! Aqui vai a resenha do tão falado livro Branca de Neve e o Caçador, enviado pela editora Novo Conceito.

   Se você está esperando algo parecido com o conto de fadas d'A Branca de Neve, pode quebrar suas esperanças e deixá-las cair ao chão, como se fossem cacos de vidro pretos que desaparecem diante de seus olhos. Aliás, esse é o exército da rainha Ravenna, leitor. Ah, Ravenna... Filha de uma cigana morta pelo Rei, pai de Branca de Neve, ela e seu irmão foram protegidos com uma magia feita pela mãe, antes de esta ser queimada e de os dois fugirem.

   Anos depois, a jovem loura se casa com o Rei e mata-o no mesmo dia. Começa assim o reinado de Ravenna. Uma rainha capaz de sacrificar todo um reino em nome da beleza. Da sua beleza. Jovens bonitas eram aprisionadas para lhe dar sua vitalidade, crianças tinham seus rostos marcados com cicatrizes feitas pelas próprias mães, para que Ravenna não as tomasse. Uma rainha que se achava bondosa por deixar que o povo, faminto, revirasse seu lixo em busca de comida. Uma rainha que aprisionou Branca de Neve por dez anos. Dez anos!

   Chegou, porém, o dia em que Ravenna precisaria da princesa. De seu coração. Quando sua cela fora aberta por Finn, irmão da rainha, com o propósito de levar a jovem até a irmã, a princesa conseguiu fugir. Sem saída, correu para a Floresta Sombria, um amontoado de maldições que matara milhares. Dos que haviam entrado na floresta, apenas um voltara dela com vida: Eric, o caçador.

   Junto com alguns homens da rainha, o caçador encontra rapidamente a princesa, contudo passa a protegê-la - como era de se esperar, não? Aliás, muitas coisas eram de se esperar no livro. Ele tem uma história curta - são pouco mais de duzentas páginas e, dentre elas, uma ou duas páginas usadas apenas para separar os capítulos. Tudo bem, eu adorei a arte feita nessas partes do livro, mas eu esperava um livro maior.

   Já que estamos falando em esperar, eu espero assistir ao filme logo. Quero ter uma ideia melhor do que acontece nos cenários, quero ver as roupas, os personagens. O alarde a respeito do filme foi grande e o livro entrou na dança. Eu, porém, estou um pouquinho decepcionada. Os leitores assíduos deste blog sabem da minha preferência por histórias com descrições curtas e ações a mais; retirar quase todas as descrições, porém, também não foi uma coisa bacana. O livro parece um caminho para o filme, a história foi contada, mas os detalhes, não. Cenários com fadas e os anões, que eu queria tanto que tivessem maior participação na história, foram passados rapidamente ao leitor - tanto que no vídeo da música Breath of Life (Florence and the Machine), há mais detalhes dos cenários do que nas poucas páginas do livro. 

   Tenho duas opiniões a respeito do livro, uma mais forte que a outra. Primeira: ele está bom, mas poderia ser melhor. Segunda: a história tinha tudo para ser perfeita, mas esse tudo foi desperdiçado. As páginas passaram tão rápido que a personagem que mais me agradou foi Ravenna, não pela sua personalidade, mas por ela ter sido mais descrita que os outros. Não deveria ser o contrário? Branca de Neve e o Caçador será, infelizmente, um livro que agradará a poucos.  É perceptível que o público alvo da história - tanto do livro quanto do filme - eram os fãs de Crepúsculo. Sim, a estes, o filme irá agradar - e espero que a mim também -, mas adianto que os tão criticados - por vezes até por mim - livros da série de Meyer tinham histórias mais interessantes. Não posso dar uma nota alta para um livro que não me agradou. Sei que estou quebrando expectativas, mas eu mesma as tinha. Estou triste e decepcionada com a história.

   Perdoe-me, Novo Conceito. :(

   Beijos, NikaSanc. 



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

16 comentários:

Nine Stecanella disse...

Oi Nika, tudo bem?
Sua resenha foi um balde de água fria em minhas expectativas. Que eram altas em relação ao livro. Também quero ver o filme, mas o trailer não me agradou tanto. Como meu livro ainda não chegou, quando pegar para lê-lo, vou sem altas expectativas. Foi muito bom ver uma resenha tão sincera.

Boas leituras!
- Nine
http://www.estantedanine.com/

NikaSanc disse...

Oi Nine! Tudo bom, e contigo?
O livro, em si, também foi um balde de água fria nas minhas expectativas. Eu esperava cenários cheios de detalhes,personagens mais bem arrumados. Sei lá, parece que o livro foi feito com pressa, algo como "se você quiser saber como são os cenários, os personagens e tudo o que poderia ser descrito, vá ao cinema mais próximo". Parece um teste, se você quer MESMO ter acesso a algo bom, veja o filme.
Sei que, depois do livro, estou até pensando em deixar o filme pra lá. Me desanimou demais isso tudo. Enfim, pelo menos a capa e a arte feitas estão bonitas. :/
Beijinhos!

renata avila disse...

bom sua resenha me desanimou muito pra ler o livro ...


mas mesmo assim continuo ansiosa para le-lo ...

espero ganha-lo no sorteio, vamos ver se tenho sorte ...

bjosssss

Nicole NSM disse...

Parabens ^^ A resenha esta muito boa e amei este blog ;p continue assim viu? Beijos ;)

Ana Júlia disse...

Oii, Nika.
Nossa, eu tava tão animada com a história, ainda mais porque é baseada num dos contos infantis que a gente cresceu ouvindo. Mas ver que foi tão decepcionante me deixou muito perplexa. Como assim? o.O Bom, tenho que ler para ter minhas próprias conclusões. E parabéns pela resenha ;)

Flavia Penido disse...

Esse é o problema de fazerem um filme onde o pessoal vai ter grandes expectativas com uma atriz de outro sucesso (odeio crepusculo, pra ser sincera)... acaba ganhando fãs que nem sequer sabem direito do que se trata, ou só são fãs pra ir no embalo da "eterna" bella... ai...
Tenho vontade de ler o livro, mas agora já sabendo um pouco mais a respeito, já vou ler sabendo que não posso esperar muito dele.

Parabens pela resenha sincera!

Bjokas

Flávia
http://livrosechocolate.blogspot.com.br/

Daniele Nhasser disse...

Ola Nika , entao eu sou fã da Kris , ela de branca de neve é incrivel , a historia é impressionante e depois dessa resenha me deu uma vontade louca de conhecer mais detalhes da historia estou xonada aki <3

Ananda Dias disse...

Oi!
Adorei a sua resenha, há tempos que eu to com vontade de ler o livro, e todas as resenhas que eu to lendo estão falando que parece que ele foi escrito com pressa.
Enfim, ainda quero ler e tirar minhas próprias conclusões.
Beijão
Ananda
http://entrelinhascasuais.blogspot.com

Luria Corrêa disse...

Desde que vi o clipe da música da Florence e vi cenas do filme tô com vontade de ler o livro e assistir ao filme depois. Parece ser muito bom, original em meio às circunstâncias da história original e suas vertentes. Beijo!

Patricia Modesto disse...

Poxa... Desanimei. :/
Não que não queira mais ver o filme e ler o livro (necessariamente nesta ordem), mas saber que fatos sobre a estória não vêm agradando a muitos frustra minhas expectativas.
Nunca li um livro que adaptado de um filme, mas como um autor deixa passar tantos detalhes e descrições preciosas com a estória diante dele?
Enfim, assim como as outras comentaristas daqui, espero poder tirar minhas conclusões também o lendo e o assistindo.
Ah, claro! Parabéns pela resenha! :)

^-^
Beijo.

Pam disse...

Eu acabei de assistir o filme agora pouco. Gostei do filme, é bacana, tem efeitos especiais bem maneiros, mas não é nada que possa se dizer "óóó que espetáculo" não, definitivamente não.
Você diz na resenha que fica claro que tanto o livro quanto filme foram feitos para agradar os fãs de Crepusculo, vou te dizer, sou fã, mas me agradei muito mais da Kristen interpretando Joanna em The Runaways. Por que em Branca de Neve apesar do personagem ser diferente da Bella, ela continuou sendo a mocinha que todos tentam salvar e acabou ficando meio apagadinha, alem disso a atriz que interpretou a Ravenna roubou a cena, parecia que ela era a protagonista. Se você já gostou mais dela no livro, no filme isso só vai se confirmar!!!
Bom eu fiquei com pé atrás pra ler o livro agora :( acho que vou esperar um pouquinho.

Mary E. disse...

Depois de ler a resenha eu fico me perguntando se ainda quero ler o livro. :s acho que sim.

Karol Moraes disse...

Parabens Pela resenha:) quero muit0 ler o livro.

Loen Fragoso disse...

Gostei da sua resenha :)
To realmente afim de ler esse livro, e espero poder lê-lo em breve ;D
Beijão

Mi disse...

Assisti o filme e achei péssimo... Se eu tinha alguma vontade de ler o livro, ela ficou bem mais pequenininha, viu?! :/

:*
Mi
Inteiramente Diva

dferreira disse...

Então...

Bom, folheei esse livro na Livraria e percebi que é mais baseado no filme e tem os ares de um épico: leitura rápida, corrida e sem muito aprofundamento. Porém, a história é muito boa. Essa nova versão de conto de fadas ficou mais bem construída, decerto pra adaptar pro público adulto e YA. Exemplo:

♦ Branca de Neve aqui fica corajosa, ainda delicada, mas ousada. E também continua bondosa :D

♦ A maldade de Ravenna agora é explícita: ambiciosa por beleza e fortuna (no conto de fadas essas coisas são implícitas)

Entre outros;

Pra por as cartas na mesa, por ser um livro não tão grande e com aquela diagramação (lembra da decoração dos capítulos?) dá pra você ler até na livraria, uma talvez duas horas (disfarça quando algum funcionário vier chatear srsrs) porque é uma leitura que entrete sabe?! Acho que a Novo Conceito tá se adaptando bem à esse mercado de ficção.

Enfim, uma leitura boa, mas feita as pressas pra acompanhar o filme. Podia ser melhor, mas que editora não faz encomenda de livros?

att., CJ
Braunne BR

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML