segunda-feira, 17 de setembro de 2012

[Resenha, Novo Conceito] O Começo do Adeus, por Anne Tyler

   Olá, pessoinhas! Como vão?!

   Esta é a primeira das duas resenhas para a promoção de aniversário do blog, então façam o favor de já ir comentando pra não terem muito trabalho depois. =D

   A capa, mesmo que simples, tem bem uma carinha de romance, o que me chamou a atenção desde o dia em que o livro chegou. Além disso, a sinopse fez certa diferença, pois o nosso protagonista, Aaron, trabalha em uma editora, o que me deixou bem empolgada.


   Quando comecei a ler o livro, gostei da história logo de cara! Temos um homem extremamente apaixonado por sua esposa e uma história um tanto triste, mas comum. A esposa de Aaron, Dorothy, morreu quando uma árvore caiu sobre o telhado deles.

   Tal acidente marcou a vida dele, e é a partir daí que começamos a conhecê-lo melhor - é o próprio protagonista quem narra a história, o que faz com que isso fique um pouco mais fácil. Bem, Aaron tem alguns problemas físicos causados por uma doença que ele teve quando criança. Essa questão não é muito bem explicada, o que já mostra um pouco a personalidade dele, pois Aaron não é do tipo que diz gostar da ajuda das pessoas. Percebe-se facilmente que ele tem vontade de atropelar qualquer questão que envolva seus problemas, além de contar alguns momentos que passou com a família, nos quais sua mãe, em principal, tenta conversar com ele sobre suas questões físicas e ele se estressa. Ao longo do livro, porém, fica claro para o leitor que Aaron gosta sim de atenção - não que ele goste muito de falar sobre os problemas físicos, mas com relação à Dorothy, ele, em alguns momentos, parece querer que as pessoas sintam pena dele - o que me irritou bastante.

   A partir desse momento, fiquei um pouco estressada com o protagonista e deixei de ler por uns dias, mas voltei, porque Dorothy me deixava curiosa. A esposa e médica, após sua morte, visitou o marido algumas vezes, lhe revelando coisas que em vida não havia dito. Em resposta, Aaron fez o mesmo. Era lindo imaginar que Aaron ficava andando pelas ruas à espera da aparição da esposa. Por mais que eu tivesse perdido um pouco a simpatia pelo personagem, admiti para mim mesma que ele sentia muita falta dela e que, numa situação dessas, eu provavelmente estaria tão mal quanto ele.

   O livro, como um todo, foi bom, mas o final me deixou pasma. Não por acontecer algo extremamente diferente do que se imagina, mas por Aaron ter feito escolhas tão previsíveis. Pareceu-me que a autora ficou com preguiça, digamos assim, de colocar mais uma personagem na história. Quem ler o livro, vai entender o que estou dizendo. O personagem, em si, foi o que mais me irritou durante o livro. Fora isso, gostei da história. Leve e um tanto reflexiva - mas não muito. Em uma escala de zero a dez, eu daria cinco para O Começo do Adeus.

   Beijos, NikaSanc.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

3 comentários:

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Nika! Estou ansiosa para ler O Começo do Adeus! Beijos!

Paula Camargo disse...

Realmente a capa é simples,mas passa um ar de serenidade! A estória não é muito incomum,mas sempre é bom ler esses romances encantadores!

Thaynã Arruda disse...

Quero muito *w*
adorei sua resenha, aaaaaah romance *-*

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML