sexta-feira, 9 de novembro de 2012

[Resenha, Estante Nacional] - História de um primeiro amor - Drummond Amorim

                                                                             Olá queridos leitores!

         Estou de volta, mas agora com uma resenha (um frio na barriga danado de escrever minha primeira resenha! Hahahahaha). O nome do livro é História de Um Primeiro Amor, escrito por Drummond Amorim (que por sinal é filósofo). Como o título sugere, trata-se da história de um garoto de 17 anos chamado Emmanuel (ou Mazinho) que sente as dores do amor pela primeira vez; porém, caros leitores, este livro não é apenas sobre uma “paixonite” juvenil: também aborda todo o conflito psicológico da personagem, que misturas seus sentimentos amorosos ao caos da época em que vive na conturbada década de 60, na qual estouram os ideais comunistas, Beatles, Chico Buarque, Ziraldo, cigarro, bebida (e percebe-se que a personagem era bem adepta a onda revolucionária).


Confesso: não é um livro gostoso de ler. O livro é escrito com os pensamentos da personagem, é uma linguagem confusa, pesada, repleta de palavras e gírias desconhecidas hoje em dia; é narrado em ordem psicológica - o que torna o livro mais confuso ainda. É preciso prestar muita atenção à leitura e ter certa sensibilidade para decifrar as várias ideologias que vão sendo jogadas conforme a história passa; você lê uma página sempre esperando que algo aconteça na página seguinte, que as coisas fiquem mais esclarecidas, mas não ficam. A personagem é dotada de uma mania terrível de tentar (inutilmente) filosofar sobre a vida, as pessoas, o mundo, mas acaba que é aquela filosofia de vitrine que nunca dá em nada e, no final você sai pra encher a cara (como Mazinho!).

A ideia de tentar unir filosofia de juventude insegura e irresponsável a um drama amoroso ficou uma chateação só, uma confusão total, o que é realmente uma pena.

Bom Pessoal, é isso aí, peço que, por favor, vocês comentem a minha resenha dizendo o que gostaram, o que acharam que faltou e espero que vocês tenham gostado!

Um bom final de semana a todos!



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML