domingo, 13 de janeiro de 2013

[Resenha, Estante Nacional] Sussurros de Uma Garota Apaixonada, por Mandy Porto

   Olá, leitores!

   Tecnicamente, as blogueiras deste lindo site estão em férias. Eu, porém, não consigo me desligar dele, então vim lhes contar um pouco sobre o primeiro livro lido por mim neste mês/ano.

   Desde que participei do Book Tour da Editora Underworld, senti vontade de ler este livro. Eu, na verdade, o leria, mas algumas coisinhas aconteceram e eu me senti melhor deixando o grupo. A vontade de ler Sussurros de Uma Garota Apaixonada, porém, não passou. Eis que, um tempão depois, consigo o livro emprestado e estou aqui, finalmente, a resenhá-lo.

   Considerando a capa e o título, já fiquei curiosa. A sinopse também não deixa por menos. Quem poderia não querer lê-lo? Comecei a leitura e, logo no primeiro capítulo, fiquei dividida entre a minha curiosidade com relação à história, pois já ali eu me apegava a ela, e minha irritação com a escrita da autora. Infelizmente, Mandy Porto escorregou várias vezes durante a narrativa, e eu fiquei fula da vida com isso.

   Ignorando esse pequeno problema, temos uma ótima história. Brooke, uma caloura de Medicina, começa a descrever o início de uma nova vida - que, para ela, parecia bem tranquila; jamais em seu lugar eu conseguiria me manter tão calma no início da faculdade (prova disso é que minhas aulas nem começaram ainda e eu já estou numa pilha de nervos. Não quero mesmo me imaginar no dia anterior ao início do curso). Para alívio, sorte e felicidade dela, Lucy será sua companheira de quarto. As duas se dão bem desde o primeiro momento em que conversam e isso parece confortá-las. Os primeiros dias de faculdade são bons para ambas.

   É logo nesse período, porém, que algumas coisas acontecem e deixam nossa protagonista inquieta. Danny Garcia, um garoto que fazia o terceiro ano do mesmo curso de Brooke, fazia questão de tratar mal a todos - e isso incluía a garota pequena, magra e loira de cuja história estamos falando. Brooke não gostava da maneira como Danny a tratava, sem nem mesmo a conhecer. Ela não esperava, todavia, que seus pensamentos começassem a ser, de maneira predominante, a respeito do garoto lindo e intragável a quem ela dizia a si mesma que deveria odiar. Começa aí a velha história de A Dama e o Vagabundo - que depois passa a ser Cavalheiro, mas vamos por partes. =)

   Duas semanas depois do primeiro dia de aula, contudo, vem à tona a notícia de que o mal educado Danny estava morto. Fora estrangulado em seu quarto. A bomba se espalhou pelo campi de maneira rápida. Muitas pessoas se entristeceram. Brooke, ainda meio confusa, foi uma delas. Em pensar que ela havia sonhado com ele naquela noite!

   Não. Brooke não sonhou com Danny. Acredite, senhor leitor, ele voltou. Não que ele tenha retornado à vida; o jovem de poucos modos havia se transformado em um fantasma. E adivinhe só quem era a única pessoa que podia vê-lo! Ela mesma.

   Dias depois, outro garoto fora assassinado na faculdade. As pessoas estavam em alerta. As vítimas passaram a ter um perfil: garotos; mortos por estrangulamento. Quem poderia ser?

   Com o passar do tempo, Danny explicou à Brooke o que o fazia ser rude com as pessoas: seus pais haviam morrido há tempos e ele não queria voltar a amar alguém, para que não fosse obrigado a se sentir tão triste novamente. Confesso, leitor, que fiquei com pena dele. Essa revelação não era nada do que não se pudesse suspeitar mas, ainda assim, foi bonito e triste ler isso. Refleti por alguns minutos e cheguei à conclusão de que faria o mesmo.

   Resumindo a ópera, o fantasma e a lady se apaixonam. É claro que você já imaginou quantas dificuldades havia no caminho dos dois, pelo simples fato de que eles não eram mais da mesma... "composição", digamos assim. Mas, como se trata de um YA, é óbvio que isso não faz diferença nenhuma.

   A parte mais interessante de todo o livro se resume em duas palavras: serial killer. Determinado a desvendar quem o matou, Danny pede a ajuda de Brooke. A partir daí, o casal começa a juntar as peças e se dá conta de que as peças que se encaixam melhor dentre todo aquele drama eram eles próprios. Dou-lhe apenas uma dica, leitor: ou você, como eu, irá descobrir quem é o assassino imediatamente, ou você será realmente surpreendido. Não há um meio termo em Sussurros de Uma Garota Apaixonada.

   Bem, como eu disse que daria minha opinião a respeito do livro - e se eu não disse, você leu agora -, tenho que dizer que estou profundamente decepcionada. Eu acreditava - talvez por tê-la adicionada no Facebook, por poder analisar suas postagens, etc - que Mandy Porto teria uma escrita impecável. Eu realmente esperei isso dela. Não obtive sucesso. Em alguns momentos - principalmente nas primeiras páginas do livro -, percebi certa demora em assuntos que julguei realmente pouco importantes, não dignos de tanta atenção. Não muito longe desses momentos, coisas mais importantes aconteceram rápido demais, desequilibrando completamente o fluxo da história. Isso sem contar com expressões utilizadas de maneira exagerada, falta de coerência em alguns pontos e, para finalizar, pequenos erros que poderiam ter sido corrigidos de maneira breve, se atenta. Há repetições demais no livro e isso, além de arrebentar com o ritmo da leitura, irrita o leitor - pelo menos a mim; perdoem-me por ser tão "cri cri", mas isso não me foge aos olhos.

   Em contrapartida, Mandy Porto esbanjou na criatividade. Momentos que pareciam desimportantes foram colocados como cruciais mais tarde e isso me deixou fascinada. Os personagens, apesar de um tanto estereotipados, foram bem construídos e traziam sempre algum humor à leitura. Isso tudo eu realmente adorei!

   Tendo, portanto, dois extremos tão fortes em relação ao livro, nada mais justo que eu dizer que ele é médio. Nem ótimo, nem péssimo. Bom. Recomendo para quem tem algum tempo sobrando e, desculpem-me pela separação dos gêneros, mas esse livro é mais para meninas. Vocês, garotos, realmente irão me agradecer por este aviso. É muito nhe nhe nhém pra vocês. Em alguns momentos, é demais até para as meninas. Não se sintam excluídos. =)

   Bem, com isso chego ao fim da primeira resenha do ano. Espero que tenham gostado. Boas leituras para nós em 2013! *-*

   Beijos, NikaSanc.




Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

2 comentários:

Andressa Andrião disse...

Olá!
Eu já tinha ouvido falar deste livro, tenho certa vontade de lê-lo, mas não sei muito bem se o farei. Vou ler mais resenhas antes de concluir. Como só li um livro dela, queria dar outra chance.
Li o livro "Diário de um anjo" da Mandy Porto e não gostei tanto do estilo, principalmente pelos personagens. Quando não vejo densidade psicológica neles, somente gostarei do livro se a estória for MUUUUITO boa.
Isso que te irritou na escrita dela, eu não sei como está exatamente, mas depois que publiquei meu livro, não culpo mais tanto alguns escritores. No meu livro tiveram partes onde trocaram um verbo por outro e esqueceram de trocar a regência verbal. Outra parte onde trocaram o diálogo intero por aspas sendo que só tem aspas nos pensamentos. Enfim. Isso quer dizer que não vou culpar a escritora direto, tenho que ler antes. Haha.
Amei sua resenha. Você é uma das melhores resenhistas que já vi.
Beijos.
http://andressaandriao.blogspot.com.br

NikaSanc disse...

Obrigada, Andressa! *-*
Eu pretendo ler mais alguma história dela, também com o propósito de "dar mais uma chance". Achei que esse livro tinha muita criatividade, mas que isso ficou "opaco" perto desses problemas com a escrita.
Espero gostar mais da próxima leitura. =)
Beijos!

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML